Notícias

Oficializada candidatura de Altemir Tortelli a deputado estadual

  • 05/08/2018
Category:

Notícias

Foi oficializada neste domingo (05) a candidatura de Altemir Tortelli a deputado estadual, durante Convenção do Partido dos Trabalhadores no Clube o Comércio, centro de Porto Alegre. Foram confirmados os nomes do ex-ministro Miguel Rossetto, 58 anos, como candidato do partido ao governo do Rio Grande do Sul, da vereadora de São Leopoldo Ana Affonso à vaga de vice-governadora e de Paulo Paim e Cleonice Back ao Senado Federal.

Tortelli disputará o terceiro mandato na Assembleia Legislativa. Aos 53 anos, natural de Ponte Preta e estabelecido em Erechim, tem estado presente em todas as lutas e conquistas da agricultura familiar desde a década de 1980, sendo destaque a aposentadoria rural, licença maternidade, Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), Seguro Agrícola, Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), além da forte articulação para a criação da Universidade Federal.

Participou da renovação sindical dos anos 70, nas oposições às direções dos sindicatos e cooperativas da região do Alto Uruguai. Foi coordenador dos Departamentos Estadual e Nacional de Trabalhadores Rurais da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e vice-presidente e Secretário de Formação da CUT nacional, onde coordenou os maiores programas de formação profissional do Brasil, o Integrar – Integração, para trabalhadores urbanos, e o Terra Solidária, para a Agricultura Familiar.

Convidado pelo então presidente Lula, foi membro dos Conselhos de Desenvolvimento Econômico e Social e de Segurança Alimentar e Nutricional. Em 2001, Tortelli, juntamente com centenas de dirigentes de sindicatos e milhares de agricultores e agricultoras familiares, articulou a criação da Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul do Brasil (Fetraf-Sul/CUT). Foi seu coordenador de 2002 a 2010.

Na Assembleia Legislativa, aprovou a Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural através da Qualificação da Oferta Educacional (Lei 14.278/2013) e a Política Estadual de Agroecologia e de Produção Orgânica (Lei 14.486/2014). Atualmente, preside a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

Tags: