Notícias

Tortelli visita IFRS-Erechim e pede articulação contra o desmonte da educação

  • 12/09/2017
Category:

Notícias

O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) visitou na última sexta-feira, 08, o Campus Erechim do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). A instituição de ensino, que tem aproximadamente 1200 alunos matriculados, passa por dificuldades financeiras tendo em vista os cortes orçamentários realizados pelo governo federal.

Segundo a diretora de ensino do IFRS-Erechim, professora Noemi Luciane dos Santos, até agora apenas 75% do orçamento foi liberado. “Com a falta de investimentos previstos e com verbas apenas para custeio, tivemos que cortar muitas coisas do orçamento para suprir as lacunas e manter o instituto funcionando”, disse a diretora. “Hoje, o nosso orçamento é inferior ao de cinco anos atrás”, reclamou o coordenador de desenvolvimento institucional, professor Alexandro Magno Adário.

Para Tortelli, os problemas da educação pública são parte das políticas dos governos federal e estadual de desmontar o serviço público e as ofertas de acesso gratuito aos ensinos técnico e superior. “Precisamos ficar atentos, pois com o congelamento dos investimentos, a situação pode piorar e não podemos permitir que a educação perca ainda mais investimentos. Temer está cortando verbas da educação e da saúde, áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico de um país”, disse o deputado.

O Campus Erechim do IFRS tem 11 cursos: dois técnicos concomitantes (que podem ser realizados juntamente com o Ensino Médio), cinco técnicos subsequentes e quatro graduações. O instituto tem 17 Campi espalhados pelo Estado.

 

Texto e foto: Carlos Machado (MTE 17159)

Tags: , ,