Notícias

Tortelli subscreve PEC que exige plebiscito para privatização do saneamento

  • 27/02/2018
Category:

Notícias

 Altemir Tortelli foi o primeiro deputado a subscrever a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) apresentada pelo colega Jeferson Fernandes (PT) que obriga os gestores públicos municipais a realizarem consultas plebiscitárias antes de qualquer movimento no sentido de privatizar os serviços de saneamento básico.

Tortelli acompanha o debate sobre o tema da água como bem público, da humanidade, e representará a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa no Fórum Alternativo Mundial da Água, entre os dias 17 e 22 de março, em Brasília.

O parlamentar questiona a tentativa do governo do PSDB em Erechim de privatizar os serviços por meio de decreto, sem consulta à população. E contesta a necessidade de entregar o serviço à exploração da iniciativa privada, lembrando do aperfeiçoamento da relação entre Corsan e governo municipal durante o governo Tarso Genro. Nos municípios em que a privatização foi efetivada, salienta, a população passou a conviver com a alta das tarifas e a precarização dos serviços.

“Queremos tratar do caso de Erechim em âmbito estadual, não podemos aceitar que o povo não seja ouvido”, afirmou, acrescentando que as entidades, igrejas, pastorais, movimentos sociais e sindicatos já manifestaram posição contrária à entrega da água à iniciativa privada. Ele lembrou que o Tribunal de Contas do Estado exigiu explicações à prefeitura daquele município sobre a tramitação do processo de privatização do saneamento.

Tags: , , ,