Notícias

Tortelli reforça urgência em solução para hospitais de pequeno porte

  • 27/06/2018
Category:

Sem categoria

 

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa, deputado Altemir Tortelli, reuniu-se na manhã desta quarta-feira (27) com o presidente da Famurs, Salmo Dias de Oliveira, para reforçar a necessidade de agendamento de audiência com o governador José Sartori para debater a situação dos Hospitais de Pequeno Porte. Esta foi uma das deliberações de reunião no dia sete deste mês com prefeitos, presidentes de hospitais, secretários municipais de saúde e entidades representativas da área da Saúde na sede da entidade. As lideranças defendem a anulação da Portaria 64/2018, que institui a Política de Cofinanciamento de Hospitais de Pequeno Porte que tiveram seu perfil assistencial redesignado como Pronto Atendimento de Urgências (PADU).

Salmo Oliveira informou que se reuniu nesta terça-feira (26) com o secretário-chefe da Casa Civil, Cleber Benvegnú, e debateu o tema. A portaria do governo atinge 82 hospitais do interior do estado, que podem ser transformados em Pronto Atendimentos de Urgência, implicando no fechamento de 1,6 mil leitos no Rio Grande do Sul.

Tortelli destacou a urgência de reverter a medida, que traria prejuízos incalculáveis ao atendimento em saúde, sobrecarregando ainda mais os hospitais regionais e da capital do estado, além de ampliar custos para as prefeituras com o deslocamento de pacientes. O deputado enfatizou que aguarda a audiência com o chefe dos executivos para os próximos dias, antes da posse da nova diretoria da Famurs, marcada para os dias 4 e 5 de julho.

Tags: ,