Notícias

Tortelli participa de reunião da Subcomissão das Agroindústrias Familiares na Expointer

  • 28/08/2017
Category:

Notícias

O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) participou na manhã desta segunda-feira (28) da reunião da Subcomissão das Agroindústrias Familiares. Encontro aconteceu na Casa da Assembleia Legislativa, na Expointer, em Esteio. No evento houve avaliação das leis e regras de fiscalização dos produtos da agricultura familiar. A subcomissão integra a Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo do parlamento gaúcho e é coordenada pelo deputado Elton Weber (PSB).

Em sua fala, Tortelli destacou a importância da agricultura familiar para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. “As Agroindústrias familiares têm um potencial extraordinário de crescimento, de desenvolvimento e de geração de emprego e renda. Um dos maiores problemas da nossa legislação é que não é compreendido as diferenças entre uma pequena agroindústria familiar e as grandes agroindústrias e isso gera desigualdade de condições”, disse o deputado.

Tortelli ainda lembrou de como começaram as discussões acerca dos problemas envolvendo as agroindústrias familiares, que foi numa audiência pública realizada em Cachoeira do Sul após propriedades do interior do Estado terem sido invadidas por fiscais, policiais e agentes do Ministério Público. “A forma de fiscalizar as propriedades precisa ser melhor estruturada. Os agricultores familiares não podem ser tratados como bandidos, eles são trabalhadores que alimentam este país”, disse Tortelli. “Se estas agroindústrias familiares não têm algum documento para exercer as funções, a culpa é das prefeituras e do Estado, que não são eficientes para a liberação de licenças e para a fiscalização”, complementou o deputado.

Também participaram da reunião o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edegar Pretto, e representantes da FETRAF-RS, FETAG, EMATER, FARSUL, Secretaria Estadual de Agricultura, Secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo, dentre outras organizações importantes para o desenvolvimento do setor. Nesta edição da Expointer, o Pavilhão da Agricultura Familiar oferecerá aos visitantes a produção de 201 empreendimentos familiares, resultantes do trabalho de 1.340 famílias, de 131 municípios gaúchos.

 

Texto: Carlos Machado (MTE 17.159)

Tags: , , , , ,