Notícias

Tortelli participa de lançamento da campanha salarial dos trabalhadores em Saúde

  • 23/02/2018
Category:

Notícias

O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) participou, nesta sexta-feira (23), do lançamento da Campanha Salarial Unificada 2018 da Federação dos Trabalhadores em Saúde do RS-Feessers e Sindisaúdes filiados na Faculdade de Medicina da UPF, em Passo Fundo. O deputado reafirmou, para centenas de trabalhadoras, trabalhadores e dirigentes sindicais, a necessidade de enfrentar o desmonte de políticas e serviços públicos promovido pelos governos golpista de Temer e de Sartori.

 

Tortelli fez um apelo no sentido de que todas e todos reflitam e façam as melhores escolhas nas eleições deste ano para compor governos e bancadas identificadas com os interesses da população para travar o processo de retrocesso e perda de direitos que ocorre no país desde o impeachment da presidenta Dilma Rousseff e para reverter derrotas, a exemplo da reforma trabalhista. “A melhor campanha salarial para os trabalhadores e suas famílias é elegermos governos e parlamentares comprometidos com eles”, sentenciou.

O mote da campanha salarial deste ano é a resistência e a unidade dos trabalhadores da saúde e a a rejeição da reforma trabalhista. A categoria reivindica reajuste de 100% do INPC, participação dos sindicatos nos acordos e convenções, manter a homologações nos sindicatos, licença maternidade de 180 dias, entre outras demandas.

O material de divulgação da campanha descreve que, apesar da crise, quase 60% das negociações salariais produziram aumentos acima d a inflação em 2017. Porém, o valor do salário mínimo de R$ 954 em 2018 retrocedeu ao nível de 2015 em termos reais e o reajuste de 1,81 % praticado este ano ficou abaixo da inflação de 2,07% medida pelo INPC-IBGE. Observa que a reforma trabalhista altera o poder de negociação e quebra o financiamento dos sindicatos.