Notícias

Tortelli participa de Congresso da Agricultura Familiar no Ceará

  • 31/07/2017
Category:

Notícias

O deputado estadual Altemir Tortelli participou do II Congresso Estadual da Agricultura Familiar do Ceará. O encontro aconteceu em Fortaleza entre os dias 27 e 29 de julho e foi promovido pela Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar no Estado (Fetraf-CE). O parlamentar participou da abertura do evento, na noite da última quinta-feira, ao lado do ex-governador e ex-ministro Ciro Gomes.

Por ser presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa gaúcha, Tortelli foi convidado para falar sobre “Mudanças Climáticas: desafios da sustentabilidade, da produção de alimentos saudáveis e de políticas públicas para o setor da agroecologia” no painel que aconteceu na manhã de sexta-feira (28). Em sua fala, o deputado ressaltou as diferenças entre a produção de alimentos nas propriedades da agricultura familiar e do agronegócio. “A Agricultura Familiar cuida da terra, pois é dela que vem o nosso sustento, a nossa vida. Para o agronegócio, a terra é apenas algo a ser explorado”, disse Tortelli.

O parlamentar ainda fez um rápido panorama histórico sobre a criação dos sindicatos no Brasil, em especial sobre os sindicatos dos trabalhadores rurais e dos agricultores familiares. Para ele, a luta dos setores produtivos por melhores condições ainda precisa ser melhor estruturada. “Temos mais de quatro milhões de propriedades de agricultores familiares no Brasil. Somos um setor estratégico para a economia do nosso país. O problema é que ainda não somos articulados politicamente. A bancada ruralista tem mais de 100 deputados no Congresso Nacional; já os representantes da agricultura familiar são aproximadamente dez. Nós temos muito a trabalhar para a formação da consciência política no nosso setor”, afirmou Tortelli.

Segundo o coordenador da Fetraf Ceará, Auri Junior, o encontro foi importante para a construção organizativa e política da agricultura familiar. “Estamos animados e participativos nos debates políticos que aqui acontecem para o fortalecimento da Fetraf Ceará e todo conjunto da agricultura familiar. Com o congresso, atualizamos nossas pautas, preparamos o plano de ação e luta para os próximos períodos, renovamos nossas utopias, sonhos e esperanças por um Brasil mais justo e solidário”, destacou o dirigente para mais de mil pessoas que participaram do Congresso, que aconteceu na Universidade Estadual do Ceará.

Tags: , , ,