Notícias

Tortelli critica falta de estratégias dos governos para estancar a crise na cadeia do leite

  • 28/06/2018
Category:

Sem categoria

 

O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) fez uma crítica à falta de políticas estratégicas dos governos Temer e Sartori para acabar com a crise na cadeia produtiva do leite. Para o parlamentar, tanto União como o Estado estão prejudicando os pequenos produtores com ao não subsidiar o setor e, ainda, beneficiar as grandes indústrias, prejudicando mais de 100 mil famílias que dependem desse tipo de atividade para a sobreviver. “Quando se fala da cadeia do leite, falamos do desenvolvimento da agricultura familiar e dos pequenos e médios municípios. Os governos não podem ficar inertes ao grave problema que está acontecendo”, destacou.

Tortelli participou do Seminário Estadual do Leite, realizado nesta quinta-feira, 28, pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Rio Grande do Sul (FETRAF/RS), juntamente com a União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). O evento teve como tema “Crise na cadeia produtiva do leite e as perspectivas para a agricultura familiar” e foi realizado na sede da Federação dos Trabalhadores da Industria da Alimentação do Rio Grande do Sul (FTIA/RS), em Porto Alegre.

Para o deputado, os governos têm condições de realizar políticas públicas que fomentem a cadeia do leite. Somente para as grandes indústrias, o Governo do Estado oferece R$ 280 milhões em subsídios. “Todo esse recurso deixa de entrar no cofre do Estado. Coloquem esse valor na agricultura familiar, em assistência técnica, nas cooperativas e vamos ver se a situação não reverte”, enalteceu Tortelli.

Tags: ,