Notícias

Tortelli comemora instalação de novos cursos da Uergs

  • 15/05/2018

Foi aprovada a criação de novos cursos da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs). Em Sananduva, uma luta antiga da comunidade dos Altos da Serra resultou na instalação do curso de Agronomia e a manutenção do campus na cidade. Em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, será implantada a graduação em Agroecologia. Já em Porto Alegre, haverá Engenharia da Automação. Na manhã desta terça-feira, o deputado estadual Altemir Tortelli (PT) participou da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepe) da Universidade que encaminhou os novos cursos, posteriormente aprovados no Conselho Superior da instituição de ensino. As modalidades começam em 2019.

Em Sananduva e Santa Cruz do Sul, Tortelli destacou que são regiões em que estão concentradas grandes populações rurais do RS. “São oportunidades que vão ao encontro das atividades das regiões, diretamente ligadas com a agricultura familiar, e que mantêm jovens nos municípios, fortalecendo a atividade agrícola”, salientou o parlamentar.

No caso de Sananduva, não há curso de Agronomia num raio de 80 quilômetros, o que força estudantes a se deslocarem para outros municípios e, em alguns casos, a investirem em instituições privadas. “As regiões precisam da Uergs crescendo e se fortalecendo. Nós, na Assembleia, podemos fazer muito pela instituição, na luta por mais professores e mais condições para a universidade”, enfatizou Tortelli.

Para viabilizar os cursos, o esforço da comunidade, de estudantes e professores resultou em diversas parcerias e convênios, envolvendo prefeituras, a Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), a Associação Gaúcha Pró-Escolas Famílias Agrícolas (AGEFA), entre outras entidades. “A Uergs precisa ser cada vez mais do Rio Grande do Sul, não sofrendo com a lógica de cada governo. A sociedade, atuando mais, demonstra isso, lutando para que instituição de ensino amplie suas ofertas de ensino, dando mais oportunidades para gaúchos e gaúchas”, frisou o deputado.

Tags: ,