Notícias

SUS: Tortelli adverte que EC 95 ameaça experiências bem sucedidas como o Santo Antônio

  • 11/05/2018
Category:

Notícias

O presidente da Comissão de Saúde e Meio Ambiente, deputado Altemir Tortelli, visitou nesta sexta-feira (11) as instalações do Hospital Santo Antônio, de Tenente Portela, exemplo sem sucedido de atendimento pelo Sistema Único de Saúde. O parlamentar aproveitou o encontro para convidar a direção e funcionários para audiência pública no dia 4 de junho, em Três Passos, sobre o futuro do SUS frente a Emenda Constitucional 95, que congela investimentos públicos federais por 20 anos.

A audiência em Três Passos integra um conjunto de atividades para debater a Emenda Constitucional e suas consequências, que culminarão em um encontro estadual no dia 18 de julho, em Porto Alegre. O deputado enfatizou que a EC 95 ameaça o financiamento do SUS e a sobrevivência de hospitais, até mesmo daqueles que apresentam bons resultados, como o Santo Antônio. Tortelli  salientou que é necessária a mobilização da comunidade para evitar a manutenção da EC 95, que está sendo questionada por meio de Ação Direta de Inconstitucionalidade junto ao STF, cuja relatora é a a ministra Rosa Weber. A audiência também discutirá a proposta da Federação Brasileira dos Planos de Saúde que pretende assumir os atendimentos de alta complexidade.

Referência na região noroeste do RS, o Hospital Santo Antônio presta atendimento a uma centena de municípios e a cerca de 200 mil pessoas, incluindo dois mil indígenas da reserva da Guarita e sete mil de Redentora, sendo 80% dos procedimentos pelo SUS. Mantém cerca de 500 funcionários, sendo 53 médicos, 121 leitos, atende 18 especialidades, realiza 600 cirurgias e 500 internações mensais.

Com 70 anos, o Hospital foi assumido pela Associação  Hospitalar Beneficente Santo Antônio em 2017 e passou a ser presidido por Mirna Braucks. A partir de então, a área física foi ampliada de cerca de 3 mil metros quadrados para 9 mil metros quadrados, o número de médicos de oito para 50 e também as especialidades oferecidas aos pacientes. Em 2013, passou a ser um dos dez hospitais orçamentados da Secretaria Estadual de Saúde.

Homenagem

O deputado foi convidado a participar de homenagem prestada às funcionárias pelo Dia das Mães, comemorado no próximo domingo, e na sequência reuniu-se com a direção do hospital e com o prefeito Clairton Canuzo, que relatou dificuldades enfrentadas pelo Município em decorrência do atraso no repasse de recursos pelo governo estadual. De acordo com Canuzo, o débito do Executivo chega a R$ 800 milhões, prejudicando o atendimento em quatro Unidades Básicas de Saúde de Tenente Portela.

Tags: ,