Notícias

Secretaria dos Transportes: Tortelli e comitiva cobram informações sobre acessos asfálticos do Alto Uruguai

  • 09/05/2018
Category:

Notícias

Acompanhado por uma comitiva de lideranças políticas do Alto Uruguai, o deputado Altemir Tortelli reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (09), com o secretário estadual dos Transportes, Humberto Brandão Canuso, para cobrar informações sobre a situação de 11 acessos asfálticos e três ligações regionais da região com 32 municípios.

Os acessos referem-se às ligações de Campinas a Cruzaltense; Cruzaltense a Entre Rios do Sul; Barão de Cotegipe a Ponte Preta; Quatro Irmãos; Carlos Gomes a São João da Urtiga; Severiano de Almeida a Mariano Moro; Barão de Cotegipe a Itatiba do Sul; RS 480 a Benjamin Constant do Sul; Benjamim Constant do Sul a Faxinalzinho; Áurea a Centenário e Itatiba do Sul a Barra do Rio Azul. As ligações regionais são na RS 126, de Maximiliano de Almeida a Viadutos; BR 153 a Marcelino Ramos, e RS 420, entre Aratiba e Itá.

Tortelli enfatizou os prejuízos acumulados pela região, que vem sendo sistematicamente excluída dos projetos de pavimentação. Ele lembrou que o antecessor de Canuso, o secretário Pedro Westphalen, comprometeu-se com a conclusão dos trechos menores dos acessos asfálticos, o que excluiu a região. Já os recursos do CREMA foram direcionados para a região Altos da Serra e o Alto Uruguai ficou apenas com os empenhos* do DAER.

O deputado sustentou que não há sentido em manter os contratos de obras de pavimentação fragmentados, a exemplo do que ocorre até hoje, já que as empresas não têm interesse na execução de trechos pequenos e pouco lucrativos. Ele sugeriu a rescisão de todos os contratos atuais e a realização de uma nova licitação para a escolha de empreiteira que seja responsável pelas obras em toda a região. Também defendeu a promoção de convênios com as prefeituras para a manutenção das vias.

O secretário dos Transportes informou que o governo busca recurso no BNDES para a execução dos trechos de até 5 km, o que contemplaria, na região, os acessos de Carlos Gomes, Ponte Preta e Mariano Moro. Os demais trechos, afirmou, dependem de “um novo planejamento e novo programa”. Na avaliação de Tortelli, isso significa que o atual governo não vai atender as demandas dos demais trechos da região. Ele adiantou que vai cobrar a conclusão das obras nos três trechos prometidos e a manutenção das vias nos trechos não contemplados.

Itatiba do Sul

A prefeitura de Itatiba encaminhou documento ao secretário solicitando apoio à execução das obras de melhoria da RST 137, no trecho entre Itatiba e o entroncamento com a RST 480. As condições da pista, de acordo com a prefeitura, são extremamente precárias e alguns trechos, praticamente intransitáveis.

Participaram da reunião o vice-prefeito de Itatiba do Sul, Gentil Zati, os secretários municipais de Administração e de Saúde, Celio Fiabani e Adriana Stachelski; vereadores Valdecir Stempkowski e Celso Gelda, de Carlos Gomes; Alceu Katafesta e Angelita Ziger, de Centenário.

Tags: , , ,