Notícias

Peça desculpas, Sartori!

  • 23/06/2017
Category:

Artigos

Na noite fria do último dia 14 de junho o governo Sartori deu mais um passo em direção ao cerceamento dos direitos e das liberdades dos trabalhadores gaúchos. O crime sofrido pelos Lanceiros Negros, durante a reintegração de posse do prédio localizado no centro de Porto Alegres, demonstrou a maneira pela qual o governador tem tratado o tema das habitações populares. Mas a pergunta que fica é: quem, com o menor senso de humanidade, retira crianças e mulheres grávidas, no meio da noite, do lugar onde estão abrigados e autoriza o uso da força policial, de bombas de gás e de balas de borracha num espaço onde estão pessoas desamparadas?

Infelizmente, a ação não foi um fato isolado do governo. Faz parte de uma política de criminalização dos movimentos sociais adotada desde que Sartori chegou ao Piratini. Um governo que investe cada vez menos em políticas sociais, saúde, educação e segurança, mas na hora que é cobrado, responde com força física e violação de direitos.

O governador deve um pedido de desculpas a este parlamento. Sartori, que foi deputado desta casa durante 16 anos e foi presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia, tem o dever da compreensão da importância do nosso trabalho para a construção do Estado Democrático de Direito. O governador também deve um pedido de desculpas aos movimentos sociais, urbanos e rurais, em especial às famílias que integraram a ocupação Lanceiros Negros. Da mesma forma, junto-me aos milhares de gaúchos que exigem a imediata saída de Cesar Schirmer do posto que ocupa. Ele nunca teve as condições de exercer a função de Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul.

E em solidariedade ao parlamento gaúcho, aos movimentos sociais e à democracia que está sendo violentada diretamente reafirmo o meu juramento e “Prometo manter, defender e cumprir a Constituição do Estado e desempenhar com toda a lealdade e dedicação o mandato que me foi confiado pelo povo rio-grandense”.

Altemir Tortelli – Deputado Estadual PT-RS