Notícias

Formada coordenação da Subcomissão sobre assédio sofrido pelas trabalhadoras da saúde

  • 27/04/2018
Category:

Notícias

O deputado estadual Altemir Tortelli reuniu-se na tarde desta sexta-feira (27) com representantes da direção de sindicatos e da Federação dos Empregados em Estabelecimentos e Serviços de Saúde do Rio Grande do Sul para encaminhar a preparação dos trabalhos da subcomissão para debater e construir alternativas ao tema do assédio moral e sexual sofrido pelas trabalhadoras da área da saúde que foi aprovada pela Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa na última quarta-feira (24).

Foi formada uma comissão que coordenará a organização das atividades da subcomissão, que tem prazo de quatro meses para estudar e debater a situação de enfrentamento ao assédio. Participaram da reunião o presidente e a diretora da pasta de Políticas das Mulheres da Fessergs, Milton Kempfer e Margarete Resmini, respectivamente; a presidente do Sindicato dos trabalhadores em Saúde de Pelotas, Bianca D’Carla; a presidente do Sindicato de Bagé, Elaine de Fátima de Oliveira.

A ideia de criar um espaço para o debate no parlamento foi concebida em conjunto com a Federação e Sindicato dos Trabalhadores em Saúde. O Ministério Público do Trabalho desenvolve averiguações das condições gerais do ambiente de trabalho em instituições de saúde, que tem levado à assinatura de Termos de Ajustamento de Conduta e será convidado a integrar os debates da Subcomissão, cujo propósito é coibir o assédio num setor em que 90% dos trabalhadores são mulheres.