Notícias

Em encontro, Tortelli ressalta importância da luta das agricultoras familiares

  • 27/11/2017
Category:

Notícias

O deputado estadual Altemir Tortelli (PT) participou na última sexta-feira, 24, do II Encontro Regional de Mulheres Agricultoras Familiares, que aconteceu em Erechim. O evento foi promovido pelo Coletivo de Mulheres do Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar do Alto Uruguai (SUTRAF-AU). O encontro, que iniciou mais de 700 agricultoras familiares, iniciou com um momento místico, onde serviu como um alerta para as mulheres sobre o desmonte das conquistas e o ataque pelo governo Temer aos direitos conquistados nas últimas décadas.

Em sua fala na abertura do evento, Tortelli disse que a história se faz com aqueles que ajudaram a participar das decisões e a construí-la. “Por isso é bom lembrar que as conquistas do povo trabalhador, em especial das mulheres trabalhadoras da agricultura familiar começam acontecer quando vocês decidem participar da luta da sociedade e dos sindicatos. Assim, quero parabenizar as companheiras que há mais de 30 anos começaram este trabalho. Elas que foram discriminadas, sofreram preconceitos, mas tiveram a coragem de sair de casa para protestar por direitos”, afirmou o parlamentar.

Ainda segundo o deputado, é preciso que a sociedade fique atenta, pois há muitas ameaças contra os direitos adquiridos. Ameaças que vêm lá em Brasília e, também, do governo do Estado. “Eles estão tentando desmanchar o que nós conquistamos na saúde, na educação, nos financiamentos para a agricultura familiar e querem privatizar a nossa previdência a atacar todos os direitos que conquistamos. Por isso, quero parabenizá-las por vocês estarem aqui hoje e quero me juntar as suas vozes para dizer que não vamos permitir que nossos direitos sejam atacados”, disse Tortelli.

O II Encontro Regional de Mulheres Agricultoras Familiares teve como objetivo promover o debate sobre a igualdade de gênero e o combate à violência contra a mulher e o feminicídio; discutir sobre a ocupação de espaços em diversas instâncias pela mulher; promover o empoderamento da mulher, o conhecimento e o respeito; lutar por igualdade e políticas públicas que visem valorizar a participação da mulher na sociedade, com equiparação salarial e oportunidades no mercado de trabalho.

Para finalizar o evento, as participantes saíram em caminhada do Seminário Nossa Senhora de Fátima, pela Avenida 7 de Setembro, até a Praça da Bandeira, no centro de Erechim, para o ato de encerramento. O sol forte e o calor não impediram que as mulheres fizessem a caminhada motivadas com palavras de ordem em defesa dos direitos, da equiparação salarial e igualdade, contra a violência à mulher e as políticas de exclusão dos governos federal e estadual.

Também estiveram presentes no encontro o deputado federal Marco Maia; o coordenador da Fetraf-RS, Rui Valença; o coordenador geral do SUTRAF-AU, Douglas Cenci; a coordenadora do Coletivo de Mulheres, Juraci Zambon; o presidente da Cresol Aratiba e coordenador da Base Alto Uruguai da Cresol Central, Silvano Mohr; o presidente da Creral, Alderi do Prado; a prefeita de Itatiba do Sul, Adriana Katia Tozo; a coordenadora regional do Cpers, Marisa Betiato; a representante da UERGS, Zenicléia Degerone; o representante da Cresol Sicoper, Jacionor Pertille; o representante da Cooperhef, Ari Pertusatti; a presidente da Cresol de São Valentim, Elizandra Maria Echer Marinho; a vereadora Clarice Coghetto; além de lideranças de Erechim e da região do Alto Uruguai gaúcho.

 

 

Texto e foto: Carlos Machado (MTE 17159)

Tags: , , , ,