Notícias

Comissão de Saúde: Audiência pública discute situação da saúde mental no RS nesta quarta-feira

  • 15/05/2018
Category:

Notícias

Nesta quarta-feira (16), a partir das 10 horas, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa promove audiência pública no Teatro Dante Barone para debater a situação da saúde mental no Rio Grande do Sul. Para o encontro proposto pelos deputados Adão Villaverde e Altemir Tortelli, presidente do órgão técnico, em parceria com o Fórum Gaúcho de Saúde Mental, foram convidadas a jornalista e escritora Daniela Arbex, a promotora Maristela Schneider, o antimanicomiólogo do Fórum Gaúcho de Saúde Mental, Paulo Michelon, e a psicóloga Sandra Fagundes, ex-secretária estadual da Saúde. A audiência busca contribuir no debate sobre a reforma psiquiátrica no RS, uma luta de mais de 30 anos que articula intelectuais, trabalhadores da saúde e os próprios cidadãos com sofrimento mental.

Após a audiência, ao meio-dia, ocorre o lançamento do e-book editado pela Comissão “Os 25 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica do Rio Grande do Sul”, organizado pelas profissionais da Saúde Mental Simone Paulon, Sandra Fagundes e Carmen Oliveira. São 348 páginas com reflexões de profissionais da saúde, usuários do sistema, professores e pesquisadores.

A audiência pública integra a programação  do seminário “Loucos por Democracia”, que inicia às 8h30 com caminhada no centro de Porto Alegre e terá intervenções culturais, debates, feira de Economia Solidária, tribuna livre, narrativas e  sessão de autógrafos de Daniela Arbex, uma das jornalistas mais premiadas de sua geração, autora do best-seller Holocausto Brasileiro, eleito Melhor Livro-Reportagem do Ano pela Associação Paulista de Críticos de Arte (2013) e segundo melhor Livro-Reportagem no prêmio Jabuti (2014). Com mais de 300 mil exemplares vendidos no Brasil e em Portugal, a obra ganhou as telas da TV, em 2016, no documentário produzido com exclusividade para a HBO, com exibição em mais de 40 países. Daniela tem mais de 20 prêmios nacionais e internacionais no currículo, entre eles três prêmios Esso, o americano Knight International Journalism Award (2010) e do prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina (2009). Há 20 anos trabalha no Jornal Tribuna de Minas, onde é repórter especial. Seu mais recente sucesso, Cova 312, foi o vencedor do Prêmio Jabuti em 2016 na categoria livro-reportagem.

Confira a programação completa do Seminário

8h30- Caminhada da RAPS

Saída do Mercado Público de Porto Alegre em direção à Assembleia Legislativa

10 às 18h- Feira da Economia Solidária RAPS Paul Singer

Local: Esplanada da Alergs

10h- Saúde Mental no RS- Debates e reflexões

Local: Teatro Dante Barone da Alergs

12h- lançamento do e-book “Os 25 anos da Lei da Reforma Psiquiátrica do Rio Grande do Sul”

12h30- Sessão de autógrafos Daniela Arbex

Holocausto Brasileiro. Vida, genocídio e 60 mil mortes no maior hospício do Brasil

Todo Dia a Mesma Noite. A história não contada  da boate Kiss.

14h- Intervenção cultural : Nau da Liberdade

Local: Teatro Dante Barone

14h30- Resistência, Liberdade e Cidadania: Saúde Mental é Vida

Coordenação: Ivarlete Guimarães de França (psicóloga- FGSM)

Convidados: Ricardo Charão (secretário municipal de Saúde de São Leopoldo); Marta Borba (assistente social – SUAS); Maria Letícia (presidenta do Conselho Municipal de Saúde de Porto Alegre); Maria de Fátima Mulazzani (fisioterapeuta-FGSM); Carlos Guarnieri( redutor de danos); Dirceu Luiz Rohr Júnior (GeraçãoPOA); Movimento Nacional da População em Situação de Rua (a confirmar); Manuela Montanari Araldi (Fórum Estadual de Redução de Danos, CRP/RS); Renata Lopez (Revista Pretas).

Local: Teatro Dante Barone

16h- Intervenção cultural- Monólogo: Brasil Nunca Mais!

Ator e atuador de teatro de rua Cid Branco

Local: Teatro Dante Barone

17h- Palavra Aberta- Tribuna Livre

Local: Teatro Dante Barone da Alergs

18h- Narrativas da Loucura e Vozes da Liberdade

Coordenação: Marlon Farias (Associação Construção e Nau da Liberdade)

Convidados: Moisés Mendes (jornalista); Fátima Fischer (FGSM e Nau da Liberdade), Comissão de Direitos Humanos da Alergs; Frente Parlamentar da Luta Antimanicomial.

Local: Teatro Dante Barone.

Tags: