Notícias

  Comissão de Educação assume pauta da Escola Técnica em Saúde

  • 26/06/2018
Category:

Notícias

Representantes da instituição apresentaram relato da instituição a convite do deputado Tortelli

A convite do deputado Altemir Tortelli, representantes da direção da Escola Técnica de Saúde participam da reunião da Comissão, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia da Assembleia Legislativa para reivindicar a permanência da atual sede na área contígua ao Hospital de Clínicas de Porto Alegre. A transferência da instituição foi comunicada pela Secretaria de Educação e Cultura, atendendo pedido da direção do Hospital, que solicitou a área da escola para as obras de expansão do Clínicas, em andamento desde 2003.

A diretora Rita Mombelli argumentou que a mudança prejudicaria o funcionamento da escola e dos 1,2 mil alunos dos cursos de Nutrição, Radiologia, Gerência em Saúde e Análises Clínicas, a maioria de baixa renda, que vislumbram na ETS a possibilidade de formação profissional. Ela assegurou que a área oferecida pela Seduc – no Colégio Estadual Júlio de Castilhos- não oferece estrutura para abrigar as 14 salas de aula, seis laboratórios e a estrutura administrativa. “Não se sai de uma área de 1,6 mil metros quadrados para algumas salas do Julinho”, avaliou.

A Comissão de Saúde decidiu assumir a pauta da comunidade daquela escola e buscar reuniões com a Casa Civil do governo estadual e com a bancada federal gaúcha para assegurar a permanência da escola no atual endereço. Para Tortelli, que é presidente da Comissão de Saúde da Assembleia, abrir mão de uma escola técnica em saúde não é normal. “Isso faz parte da tática de irresponsabilidade do governo do Estado”, disse. O parlamentar foi procurado pela comunidade da escola há duas semanas e, a partir daí, levou o problema para o Ministério Público Estadual e Ministério Público de Contas.

Tags: ,