Notícias

Audiência pública em Erechim debate Mudanças Climáticas

  • 07/11/2017
Category:

Notícias

​No mesmo dia em que a Organização das Nações Unidas (ONU) abriu a 23ª edição da Conferência do Clima na Alemanha, a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa gaúcha, presidida pelo deputado estadual Altemir Tortelli (PT), trouxe o debate sobre “Mudanças Climáticas: desafios da sustentabilidade e da produção de alimentos saudáveis” para Erechim. O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira (06) no Seminário Nossa Senhora de Fátima.

O deputado Tortelli abriu o debate falando sobre as consequências do aquecimento global, como a elevação da temperatura do planeta, dos níveis dos oceanos e dos extremos climáticos (furacões, tornados, enchentes, secas, ondas de frio e de calor intenso). “O desafio que se coloca é avançar em novas políticas públicas, no ensino, na pesquisa e na extensão de novas tecnologias, na busca de um desenvolvimento socioeconômico e ambientalmente sustentável. No nosso caso, aqui, especificamente a produção e consumo de alimentos agroecológicos. É preciso frear o avanço do aquecimento global, diminuir os efeitos já presentes e nos preparar para conviver com esta problemática”, afirmou o parlamentar.

A audiência pública teve exposição de especialistas na área, como o professor Pedro Murara, da UFFS; a professora Silvia Santin Bordin, da UERGS; o Eng. agrônomo Ivo Severino Macagnan, do CAPA e do Núcleo de Agroecologia do Alto Uruguai; e Lino de David, especialista em Ecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável.​ ​Também estiveram presentes vereadores de Erechim e municípios da região e representantes da URI, da UERGS, da UFFS e de outras diversas entidades.

Tags: , , ,